Todo e qualquer fato pode ser associado à geografia. Não é a toa que ela é a disciplina da atualidade.

Serra Pelada:o formigueiro humano da década de 1980

Serra Pelada é uma região do estado do Pará que se tornou conhecida em todo Brasil durante a década de 1980 por uma corrida do ouro moderna, tendo sido aberto o maior garimpo a céu aberto do mundo, de onde saiu, oficialmente, 30 toneladas de ouro. Localiza-se no município de Curionópolis ao sul do estado do Pará, a aproximadamente 35 quilômetros da sede do município.

Atualmente, o garimpo desativado é um lago com 100 metros de profundidade. Apesar de desativado, estima-se que existam no local cerca de 50 toneladas de metais preciosos, entre ouro e platina.

 O Garimpo foi desativado ainda no início da década de 1990 (1992) , as jazidas ficaram imortalizadas pelas imagens dos garimpeiros formando um verdadeiro formigueiro humano nas encostas do local. Serra Pelada foi considerada o maior garimpo a céu aberto do mundo.

… porém notícias recentes afirmam o retorno das explorações do garimpo. Veja notícia abaixo, publicada em: 08/05/2010 no R7 – página on line da Record 

Garimpo de Serra Pelada vai voltar a funcionar – Pesquisas indicam 150 toneladas de ouro no subsolo da mina

A região onde está o garimpo de Serra Pelada, no sudeste do Estado do Pará, vai voltar a funcionar após quase 20 anos fechado. O governo federal forneceu nesta sexta-feira (7) uma concessão de lavra que permite a retomada dos trabalhos no local.

A extradição mecanizada será feita pela Companhia de Desenvolvimento Mineral, formada por uma cooperativa de garimpeiros e uma mineradora canadense, que terá direito a dois terços da produção. Pesquisas indicam que há 150 toneladas de ouro no subsolo da mina. 

————————————————————————————————————————————————

Em 1982 os Trapalhões que ainda eram 4 (Didi, Dedé, Mussum e Zacarias) fizeram um filme chamado Os Trapalhões na Serra Pelada, em que também tentam enriquecer rápido encontrando ouro na região. Veja um trecho do filme:

Anúncios

6 Respostas

  1. leila dos santos candido

    nasci em 1980 minha mãe largou do meu pai e ele foi trabalhar no garimpo serra pelada gostaria de conhecélo pós estou com 32 anos e nunca o vi nome dele Joaquim de morais

    29/06/2013 às 13:10

    • aguinaldo brito

      oi leila vc num tem foto dele no ano que ele foi pra la

      04/02/2014 às 15:35

  2. kàssio sousa

    e que pena que acabou porque eu queria estar lar

    24/08/2013 às 00:34

  3. glaucia

    Gostaria de saber se algum desses homens que garimparam em serra pelada, documentaram sua experiencia e ese publicaram

    09/12/2013 às 20:28

  4. aguinaldo brito

    meu nome é aguinaldo,meu sogro jair participou dessa historia foi um dos garimpeiro e e cozinheiro do banco que havia la..as fotos que ele tem guardada sao incriveis e as historias que ele conta sao impressionante.

    04/02/2014 às 15:33

  5. Bxfbsgcegbbccvvvvvvvvvvcccģgģggģffffggggg

    21/06/2015 às 02:12

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s