Todo e qualquer fato pode ser associado à geografia. Não é a toa que ela é a disciplina da atualidade.

Atualidades…

As duas teorias de formação dos continentes:

A TEORIA DA DERIVA CONTINETAL afirma que todos os continentes que hoje existem na Terra, um dia foram um só, chamado Pangéa. O oceano, que também era única chamava-se Pantalassa.

A TEORIA DA TECTÔNICA DE PLACAS ou DAS PLACAS TECTÔNICAS, afirma que tudo, as massas continentais e oceânicas estão em cima de placas, que ‘bóiam’ sobre o magma que está no interior da do planeta.

Círculo de Fogo do Pacífico

#O CÍRCULO DE FOGO DO PACÍFICO

Uma das áreas mais instáveis da Terra, pois concentra 80% dos vulcões ativos do planeta.

Forma um alinhamento que vai desde a Cordilheira dos Andes até as Filipinas.

#COMO ACONTECEM OS TERREMOTOS?

O planeta é formado por três camadas principais: o núcleo (no centro do globo), o manto (a parte intermediária) e a crosta (a camada mais externa). No manto, há uma camada chamada astenosfera, em que está o magma quente e derretido. Já a crosta é formada pela litosfera, dividida em grandes placas, denominadas tectônicas. Estas placas deslizam por cima do magma e fazem movimentos de convergência ou afastamento entre elas. No choque entre placas, podem ocorrer terremotos, como foi o caso no Japão.

#COMO SE FORMAM OS TSUNAMIS?

A origem de um tsunami está relacionada à ocorrência de terremotos ou de erupções vulcânicas no assoalho oceânico ou em camadas subterrâneas próximas a ele; com isso, ocorre uma perturbação abrupta que desloca verticalmente a massa de água oceânica.

As ondas são quase imperceptíveis em alto mar, devido à maior profundidade dessa região. Conforme as ondas se deslocam para a costa, a profundidade diminui, suas bases batem no leito marinho e começam a quebrar, com cristas de até 30 ou 40 metros de altura invadindo o continente, onde causam grandes catástrofes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s