Todo e qualquer fato pode ser associado à geografia. Não é a toa que ela é a disciplina da atualidade.

Aula vespertina….

Hoje a tarde, no Segundo ano e no Terceirão fizemos uma pequena revisão sobre o conteúdo da Prova Bimestral de Atualidades de amanhã.

Assistimos um vídeo que relembra os piores desastres nucelares… Minha querida aluna, extremamente atenta, Rayanny Borges (Segundo Ano), observou que o acidente de Juarez no México, não apareceu no vídeo (e é de extrema importância pra nós) Porque? Vamos relembrar:

Acidente de Juarez (México) x Goiânia (Brasil)

O desastre ocorrido na cidade de Juarez, no México em 1983, é muito parecido com o que ocorreu no Brasil em Goiânia em 1986. Os dois apresentam muitas semelhanças. A principal  é a forma como teve início. Em ambos, encontrou-se uma material de raio X (bomba de raio X – em Juarez, de cobalto e em Goiânia, Césio) e  a partir dela o acidente se desenvolveu e se espalhou.

O acidente de Juarez é muito curioso, pois, o material radioativo foi derretido e transformado em pernas de mesa e estruturas metálicas e reesportado para os EUA (a bomba havia sido importada ilegalmente desse país).

Um caminhão se perdeu e passou em frente ao laborátorio de Los Alamos (que construiu a bomba atômica), no Texas, disparando todos os alarmes de radiação. (veja toda a descrição do acidente nos slides – HD VIRTUAL)

Como os outros caminhões chegaram ao seu destino, as ligas metálicas contaminadas foram vendidas e espalhadas. Nos EUA, foram feitas  buscas nas construções e aquelas que apresentassem radiação tiveram que ser demolidas e os rejeitos recolhidos (houve a demolição de várias casas e prédios).

 Recolhimento de mais de 37 toneladas de lixo radioativo.

 No total estima-se que mais de 4 mil pessoas foram expostas diretamente pela radiação no México e nos EUA.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s