Todo e qualquer fato pode ser associado à geografia. Não é a toa que ela é a disciplina da atualidade.

A violência é algo normal?

Hoje o site do Professor Darcy, TECNOLOGIA SOCIAL, foi invadido por uma avalanche de comentários desfavoráveis ao Post escrito sobre o MMA (Mixed Martial Arts, ou Vale Tudo) em que ele, muito sabiamente expõe sua opinião desfavorável à tamanha banalização da violência  ocorrida atualmente, principalmente em lutas como essa.

É claro que muitos acham que não é errado. Esse tem sido o papel da mídia desde muito tempo, na verdade, desde sempre. Comentei em seu site (já havia comentado em algumas salas sobre isto), o tão famoso e adorado jogo WAR (eu, como professora de Geografia, sempre escuto em sala, alunos comentarem que aprenderam a localização dos países jogando WAR), foi lançado em plena GUERRA FRIA.

Segundo TAMDJIAN:

“Os conflitos e as tensões eram tão intensos no planeta durante a Guerra Fria, que surgiram jogos que simulavam cenários de guerra. Um dos mais conhecidos foi War, que atraiu milhões de aficionados em todo o mundo. Podemos entender que, ao transformar a guerra em um brinquedo, passava-se a idéia de que tais disputas constituíam algo NORMAL e CORRIQUEIRO. Essa ideologia acompanhou todo o período”

Concordo plenamente com o professor Darcy. Hoje, a  violência, aparece tão intensamente na televisão, em forma de filmes, disputas, novelas, séries, etc..

Observe o que o sempre sábio Herbet de Souza, Betinho afirmou em seu livro, ÉTICA e CIDADANIA:

“A televisão aposta na violência e no desprezo pela vida, pelas normas éticas, pelos valores. A televisão despreza de forma agressiva, banalizando. Na telinha, tudo é possível e nada  produz resultados ou consequências. Num filme, duzentas pessoas são assassinadas e não acontece nada. Essa distorção acaba gerando um tipo de cultura de banalização da vida.(…)se perde o sentido do trágico, do quanto o crime é trágico, do quanto a falta de ética é trágica (…)”

Mais uma vez, absolutamente incorreto e DESNECESSÁRIO essa banalização da violência. Um jogo de vídeo game, ou uma luta onde TUDO vale só vem contribuir aos pequenos adolescentes que ainda estão formando sua personalidade e seu caráter.

Como professora, como MÃE, digo NÃO a VIOLÊNCIA. SEMPRE.

Parabéns Professor Darcy, por ter iniciado essa discussão.

TAMDJIAN, James Onnig; MENDES, Ivan Lazzari. Geografia, estudos para compreensão do espaço. FTD, São Paulo, v.2, p. 29, 2010.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s