Todo e qualquer fato pode ser associado à geografia. Não é a toa que ela é a disciplina da atualidade.

Terremoto no Japão pode causar demissões na Honda do Brasil

A queda no volume de produção da matriz da automotora Honda, localizada no Japão, pode causar a demissão de 1270 trabalhadores da montadora no Brasil.

A fábrica japonesa fornece equipamentos eletrônicos e câmbio para a montagem de carros e motos para vários países, incluindo o Brasil, e está produzindo com metade da capacidade depois do terremoto que atingiu o país asiático em março desde ano. Por causa disso, no Brasil, a filial deve cortar de 600 para 300 carros a produção diária da planta em Sumaré (SP), de junho a dezembro desde ano, reduzindo de três para dois turnos de produção.(…)

Para preservar os empregos, a empresa teria que reduzir só um pouco sua margem de lucro. Em média, cada veículo produzido garante de 10% a 12% de margem de lucro para a fábrica. Na proposta de turno de cinco horas e meia, a produção de carro por trabalhador cairia de 0,18 para 0,12 por dia. O lucro retirado sobre a força de trabalho já é exorbitante, mas acontece que a Honda não quer nenhuma redução da taxa de lucro”, explica.

Entre 23 de maio a 5 de junho, os trabalhadores terão licença remunerada, o que deve acelerar as férias coletivas nas terceirizadas e as demissões. “A perspectiva de negociação está aberta, desde que seja a não demissão de trabalhadores”, afirma Jair.

A queda de produção no Japão põe em risco os empregos em todo o mundo. Na Argentina, segundo Jair, a situação é parecida pois a montadora também depende de produtos fornecidos pela matriz. Fornecedores terceirizados da Honda no Brasil devem despedir, em proporções ainda maiores que a montadora, caso se mantenha o cenário de corte de produção em Sumaré.(…)

(FONTE:Brasil de Fato)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s