Todo e qualquer fato pode ser associado à geografia. Não é a toa que ela é a disciplina da atualidade.

A Geografia e o Futebol…

Mais uma vez, o futebol ajudou a confundir a Geografia…(Em abril, re-postei um texto do R-7, que falava do quanto o Futebol ‘deseduca’, quando o assunto é Geografia.)

Neste sábado, assistindo ao sorteio dos jogos das eliminatória da Copa do Mundo de 2014, que ocorrerá no Brasil, levei 2 sustos. Na verdade 3.

O primeiro quando vi a luxuosidade do evento (é claro que seria assim, é um evento mundial) a questão é que, o Brasil tem TANTOS outros problemas a resolver, ANTES de investir em ser sede de Copa do Mundo. 

A sociedade não sabe, não tem a mínima idéia de  qual o impacto dos gastos e dívidas que estão sendo contraídas sobre o orçamento público.

 É claro que precisamos de festa, mas precisamos de trabalho, de salário, de escola para nossos filhos, de atendimento médico de qualidade, transporte público de qualidade, ou seja, necessidades básicas de um país considerado uma das grandes potências do futuro.

Como já  discutimos várias vezes em sala de aula, o Brasil é integrante do BRIC’S (Brasil, Rússia, Índia, China e agora África do Sul – South África) e sempre figura na lista do país que apresenta a maior simpatia internacional, uma vez que é um país que não apresenta conflitos internacionais graves que todos os outros Bric’s apontam.

Mas, é assim que o povo gosta (pão e circo, como já se dizia no antigo império romano)

Bom, vamos aos sustos geográficos.

O Primeiro quando vi a Austrália sendo sorteada no continente Asiático.Como todos vocês sabem (ou DEVERIAM saber) Austrália é um país do continente Oceania. Chamado de Novíssimo Mundo (pois foi o último continente a ser descoberto, somente no século XVIII).

 O problema é que o  apresentador demorou um tempão para explicar que a Austrália é um país tão forte no futebol que ela foi deslocada para o grupo Asiático, pois seria desigual sorteá-la junto aos países do seu mesmo continente.

O outro foi ver Israel sendo sorteado junto aos países europeus. Israel é um país que faz parte do Oriente Médio, mas os conflitos entre o país e seus vizinhos são tão intensos, que por questões políticas ele foi deslocado para ser sorteado junto à Europa, buscando evitar algum confronto perigoso.

Já pensou? Israel e Irã? Capaz da bola ser uma bomba nuclear.

A questão é que, um desinformado, pode ter visto o vídeo que mostrava a Oceania na Ásia, saiu da sala e não viu, depois, que ela nao faz parte deste continente. Abram o mapa, procurem, CRIEM dúvidas. Elas são necessárias para o aprendizado.

Passados os sustos, não esqueçam. Sempre atentos, nem sempre o que a gente vê na TV, em revistas ou até mesmo na internet é de fato verdadeiro.

Se você não ficou em dúvida é porque foi mal informado. (O Pasquim)

Confira o mapa mundi:

Caso queira ver um Mapa Mundi em maior definição (com todas as divisões políticas e territoriais) clique AQUI

Se desejar ver o Mapa Mundi ilustrando os continentes a noite, com luzes acesas (evidenciando a desigualdade na utilização das fontes de energia), clique AQUI.

(FONTE IMAGENS: Guiageo, G1, Angeli)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s