Todo e qualquer fato pode ser associado à geografia. Não é a toa que ela é a disciplina da atualidade.

E a gente tá com frio…

Já sabíamos, que no final de semana a temperatura iria cair (mesmo a semana inteira ter passado com um calor de praticamente mais de 40 graus).

Pra nós, cuiabanos (no meu caso, ‘cuiabucha’) ou provenientes de qualquer outro estado, que já estamos com o organismo, acostumados a essas altíssimas temperaturas qualquer queda é frio pra caramba!!!

Mas, os catarineneses têm passado um grande sufoco na queda da temperatura esse ano.

Nesse final de semana, as temperaturas no estado diminuíram tanto (em alguns municípios, fez -5 graus)  que a vegetação congelou.  Este ano, chegou a fazer quase -9 graus em junho.

O site do G1 trouxe as imagens e a notícia: “O cenário congelado no Morro das Torres, em Urupema, foi novamente palco da curiosidade de moradores e de turistas. A cachoeira do local voltou a congelar parcialmente, formando cristas de gelo em meio à vegetação.(…)

Na região serrana do estado, o vento fez com que a sensação térmica chegasse a -10ºC neste domingo, segundo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe). ”

Vegetação congelou em Urupema após termômetros registrarem temperatura de -5,1ºC neste domingo.

E nós aqui, morrendo de frio nos nossos 20 graus….

(FONTE:G1)

Anúncios

8 Respostas

  1. Anônimo

    Qual a ligação da geografia com o geoprocessamento? E por fim o georreferenciamento?

    22/08/2011 às 02:33

    • A Geografia é uma das ciências que apresenta mais ligações interdisciplinares com outros temas. Sempre falo isso em sala de aula.
      Ao assitir um jornal, conseguimos ligar a Geo à qualquer uma das notícias.
      Quanto ao Geoprocessamento e ao Georreferenciamento, nenhum desses dois processos seriam possíveis sem a existência da Ciência Geográfica, uma vez que é ela (a Geografia) que estuda os Paralelos e Meridianos (Coordenadas Geográficas) para que bem mais tarde, mas, bem mais tarde, surgisse o geoprocessamento/georreferenciamento.

      Resumindo: A Geografia É TUDO DE BOM!
      😉

      22/08/2011 às 02:38

  2. Anônimo

    Como podemos diminur o aquecimento global através do desenvolvimento sustentavel?

    22/08/2011 às 02:53

    • Muito pertinente a sua pergunta, bem o que trabalhamos em sala no bimestre passado (no ICE).
      O Aquecimento Global aparece como um dos maiores problemas ambientais da atualidade, até porque, o desenvolvimento dos países afeta o nível de aquecimento do Planeta Terra.
      A grande questão hoje em dia não é mais: “como podemos diminuir o aquecimento global?”, mas sim: “como conseguir aliar o desenvolvimento dos países com a sustentabilidade ambiental? “.

      Várias alternativas devem ser levadas em conta e podemos analisá-las a um nível global ou local.

      Global: adotar fontes de energia que sejam sustentáveis (biocombustíveis, fontes renováveis e o mais importantes, limpas) diminuir o desmatamento das florestas, uma vez que as florestas diminuem a emissão dos gases estufa, aumentar o reflorestamento nas áreas urbanas, diminuir a quantidade de veículos, uma vez que os mesmos emitem gases poluentes.

      Local:diminuir a quantidade de consumo (vivemos em uma sociedade capitalista, onde o consumo é incentivado de maneira assustadoramente rápida) pois, um grande consumo gera uma grande quantidade de lixo, além de gerar uma demanda cada vez maior pelos mesmos produtos consumidos, fazendo com que as fábricas produzam mais e mais, gerando assim gases estufa, substituir o transporte individual pelo coletivo para que gere menos emissão per capita.

      Ou seja, TODOS nós podemos e mais, DEVEMOS fazer a nossa parte em busca de um mundo melhor.
      Essa é a Sétima meta dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, da ONU.

      Faça sua parte!

      22/08/2011 às 03:04

  3. Kassio

    Agricultura e aquecimento global, o que pode acontecer? E quais as medidas a serem tomada.

    22/08/2011 às 02:57

    • O Brasil aparece na comunidade internacional como o país CELEIRO do mundo, ou seja, aquele que resolverá o problema da fome mundial, uma vez que somos o quinto maior país em extensão territorial, mas o primeiro que apresenta a maior e melhor utilização espacial de sua terra, já que, Rússia (o maior país em extensão) possui a maior parte de suas terras, congeladas, Canadá (segundo maior país em extensão territorial), apresenta a mesma situação, já que aparece praticamente, na mesma latitude da Rússia, o terceiro maior país é a China, que, além de ter a maior população mundial para alimentar (mais de um bilhão e trezentos mil pessoas) ainda apresenta terras montanhosas e desérticas, o quarto maior país é os EUA, que já tem praticamente toda a sua área produzida.

      Aí, aparece o Brasil, temos o espaço, o clima, a mão-de-obra e pq não dizer tb a legislação, já que a proposta de mudança no Código Florestal estão aí p/ isso.

      Resumindo: agricultura e aquecimento global são uma mistura perfeita. A primeira só tende a aumentar o segundo.

      A demanda de comida no mundo só tende a aumentar, mas a resposta não é criar novas áreas plantadas e sim aumentar a produtividade daquelas que já existem.

      Código Florestal, BARRA DILMA!

      22/08/2011 às 03:17

  4. Paulo golveia

    Globalização e sustentabilidade?

    22/08/2011 às 03:03

    • Globalização e sustentabilidade cabe bem na questão do DESENVOLVIMENTO x SUSTENTABILIDADE (duas respostas acima)

      😉

      22/08/2011 às 03:18

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s