Todo e qualquer fato pode ser associado à geografia. Não é a toa que ela é a disciplina da atualidade.

Melhores IDH’s do Brasil…

O site da Yahoo, publicou hoje, um ranking das melhores cidades brasileiras pra se viver, ou seja, com os melhores IDH’s do país.

 Para fazer o ranking de Índice de Desenvolvimento Humano, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento leva em consideração três itens: expecativa de vida , PIB (Produto Interno Bruto) per capita e anos médios de estudo, ou seja, alfabetização.

Veja a lista abaixo:

10° – Fernando de Noronha, Pernambuco – Arquipélago de 17 km² distante 545 quilômetros da costa pernambucana abriga uma população de apenas 3.500 habitantes.

É formado por 21 ilhas, tendo uma principal – a maior de todas também chamada “Fernando de Noronha” -, como única ilha habitada.

As demais estão contidas na área do Parque Nacional Marinho, só podendo ser visitadas com licença oficial do Ibama.

O turismo é desenvolvido de forma sustentável.  

 9° – Porto Alegre, Rio Grande so Sul  – Capital do estado, com área de 476,3 km², está entre as cidades mais arborizadas do mundo, com mais de um milhão e meio de árvores, 582 praças, reserva biológica, nove parques urbanos e a maior concentração de pássaros do país.

Localiza-se no centro do Mercosul, posição privilegiada em relação a outras cidades brasileiras.

Sua população ultrapassa 1,4 milhões de habitantes.

 8°-Joaçaba, Santa Catarina  – Pólo econômico e político do meio-oeste catarinense, a cidade de 234 km² é famosa por realizar um dos melhores carnavais de rua da região sul. O município possui aproximadamente 27 mil habitantes e as temperaturas no verão podem ultrapassar os 35°C, sendo que no inverno os termometros chegam a marcar alguns graus abaixo de zero

7°-Balneário Camboriú, Santa Catarina  – Com apenas 50 km ², a cidade recebe quase dois milhões de visitantes por ano, tendo o turismo como principal atividade econômica. Cerca de 108 mil pessoas vivem no local. Destaca-se como um dos municípios com maior densidade de prédios do Brasil

 

6°-Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul  – Situada no alto da Serra Gaúcha, figura entre as dez maiores economias do Rio Grande do Sul. A cidade conhecida como capital da uva e do vinho tem cerca de 107.341 habitantes e área territorial de 382,5 km².

5°-Santos, São Paulo  – A cidade de 271 km² fica a apenas 70 quilômetros da capital paulista. É conhecida pelo mar de águas calmas e infraestrutura de metrópole. Abriga o maior porto da América Latina e sua população é estimada em 418 mil habitantes.

4° -Florianópolis, Santa Catarina  – Conhecida também como ‘iha da magia’, a capital do estado tem 42 praias, o que atrai diversos turistas, principalmente argentinos. A Ilha de Santa Catarina tem uma forma alongada no sentido norte/sul, com uma dimensão aproximada de 50 km por 10 km e tem aproximadamente 421 mil habitantes.

3°-Niterói, Rio de Janeiro  – Apelidada de ‘cidade sorriso’, Niterói conta com uma população estimada de 487.327 habitantes , sendo a sexta mais populosa do Rio. O município de 129,375 km² também foi classificado pela Fundação Getúlio Vargas como o que possui a população mais rica do Brasil, por ter 30,7% dela inserida na classe A.

2°-Águas de São Pedro, São Paulo  – Segundo menor município brasileiro em extensão territorial, com apenas apenas 3,64 km², é repleto de parques e áreas livres. Além disso, é a única Estância do país construída de acordo com um projeto anterior e com a finalidade específica de ser um local de cura e lazer, garantias da qualidade de vida de seus habitantes e turistas.

 1°-São Caetano do Sul, São Paulo  – Com 15,3 km² e cerca de 148 mil habitantes, cidade do Grande ABC também ocupa o primeiro lugar no ranking de longevidade ( 78,2 anos). O município de 134 anos ostenta o 33º maior PIB brasileiro, superando o de capitais como Natal (RN), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT) e Florianópolis (SC).

 

Galera, repararam qual as regiões que aparecem mais? Qual a maior predominância?

É claro que são as duas regiões mais desenvolvidas do país: em primeiro lugar, com 5 cidades, a REGIÃO SUL e em segundo lugar, com 4 cidades, a REGIÃO SUDESTE. 

Aparece a REGIÃO NORDESTE, com uma cidade, mas, é claro que é região litorânea, na verdade, uma paradisíaca ilha que nada se parece com o nordeste seco, dos piores índices de IDH do Brasil.

(FONTE:Yahoo) 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s