Todo e qualquer fato pode ser associado à geografia. Não é a toa que ela é a disciplina da atualidade.

É…viva.

Já sabemos que o processo de independência do Brasil, não foi tão imponente quanto contava a história brasileira.

Hoje, os próprios professores da disciplina já repassam essa ‘verdadeira’ história do tal ‘grito do Ipiranga’. (Caso queira, leia o livro 1822 que conta de maneira bem legal essa história toda)

Nós brasileiros não temos muito o que comemorar, mas temos muito o que fazer ainda (ia escrever cobrar, mas na verdade, temos mesmo é que fazer).

Procurei uma série de bandeiras ditas ‘diferentes’ pela internet pra postar aqui no blog. Achei várias.

Quase branca, representada pela grandiosidade do desmatamento que já ocorreu no Brasil, pelo desfalque aos minérios e pela poluição industrial, tingindo totalmente a bandeira de branco e preto.

Achei tb aquelas formadas por materiais que seriam jogados fora (lixo) e que reciclados, formaram a bandeira brasileira. 

Mas ainda não fiquei satisfeita.  Ainda não estava contente com nenhuma dessas pra ilustrar meu texto em homenagem ao 7 de setembro.

E então, descobri, que eu queria mesmo aquela antiga, a de sempre.

Porque ainda acredito no Brasil. Acredito no reflorestamento, no desenvolvimento sustentável, na educação…Afinal, eu faço parte disso tudo.

Tenho filho pequeno e, ainda ensino aos filhos de outros brasileiros. Se eu não acreditar nessa mudança, nessa busca por desenvolvimento, dignidade, quem vai acreditar?

Espero que talvez um dia, nós brasileiros, usemos a camisa do Brasil tb em dias que não sejam de jogos, mas sim a usem somente pelo orgulho de ser brasileiro. Que eu sei que a gente ainda vai ter!

Finalizando com meu querido (e dentre os preferidos) poeta Cazuza:

BRASIL, MOSTRA TUA CARA!
Tua verdadeira cara. Sempre. 

Deixe um comentário

